SUSPENSÃO
SUSPENSÃO
A suspensão é formada por uma série de componentes (amortecedores, molas, bandejas, braços, pivôs, buchas, barra estabilizadora e bieletas), a suspensão sofre desgaste natural com o uso, podendo prejudicar o desempenho do veículo que fica mais vulnerável ao fazer curvas, ao trafegar em solos irregulares e outras situações comuns em estradas e ruas.
A suspensão é um sistema que tem a função de absorver as vibrações e choques do conjunto rodas/pneus, proporcionando conforto aos ocupantes do veículo e garantindo o melhor contato dos pneus com o solo. E mais importante: é elemento vital para assegurar os níveis pretendidos de estabilidade do veículo, nas freadas, em curvas, e em situações onde o melhor comportamento do veículo é solicitado de forma crítica.
É vital para a segurança ativa do veículo, ajudando a não comprometer a integridade física do motorista e passageiros.
MOLAS
A Mola é o principal elemento elástico da suspensão e, a partir do momento da sua instalação, já esta em trabalho, permanecendo acionada pelo peso da carroceria do veiculo, mais as cargas que ele estiver carregando. Elas absorvem as irregularidades do terreno, controlam altura do veiculo e atuam sobre o alinhamento e equilíbrio da suspensão.
Com o veiculo em movimento as oscilações da pista são absorvidas pela mola. Sendo assim, uma lombada causa o fechamentos das molas enquanto um buraco provoca sua abertura. No fechamento a mola irá absorver energia, que ao ser liberada será controlada pelo amortecedor, suavizando assim os movimento de retorno da mola para a posição original.
Portanto, a mola é quem absorve grande parte dos impactos recebidospela suspensão. Dessa forma, se as molas não estiverem boas, as condições do conforto, estabilidade e segurança ficam seriamente comprometidas.
Sua troca é recomendada preventivamente aos 60.000 km, pois é quando começa a dar sinail de fadiga. Normalmente o motorista só percebe o mau estado da suspensão quando o veiculo apresenta muitos barulhos, trancos, perda de conforto e estabilidade.
Quando identificar nas molas sinais de batidas de elos, ferrugem, trincas, quebras ou o veiculo apresentar frente ou traseira baixa com relação ao solo, bem como desnível lateral, deve-se trocar as molas, pois sua segurança estará comprometida.