ALINHAMENTO 3D E BALANCEAMENTO
Alinhamento 3D
O Alinhamento 3D tem esse nome porque o carro é colocado em uma plataforma equipada com sensores que podem analisar três parâmetros: x, y e z.
O sensor lê a posição do refletor instalado em cada roda e exibe um mapa tridimensional dos componentes do veículo e alterações nos valores medidos relacionados aos padrões de fábrica na tela do computador.
Os valores obtidos nas leituras são trazidos para o programa para que possamos saber exatamente em que difere das medidas originais do carro. Depois de fazer referência aos valores medidos, você pode usar os parâmetros para fazer ajustes mais finos e precisos do que a calibração manual.
Após os ajustes serem feitos, o dispositivo irá medir e comparar com os dados originais para ver se o carro está alinhado de forma eficaz.
A partir daí, o carro ficará exatamente como quando saiu de fábrica, aumentando a durabilidade dos pneus, melhorando a estabilidade e fazendo com que os componentes da suspensão durem mais.
Balanceamento
O desequilíbrio das rodas e pneus é o principal causador de vibrações no volante e do veiculo como um todo, dependendo da grandeza do desequilíbrio do conjunto. Isto é causado pelo fato que o pneu nunca tem uma distribuição de borrachas uniforme em sua circunferência, bem como a roda também não tem uma distribuição uniforme. Sendo assim, o balanceamento é que compensa, por meio de contrapesos (chumbo na roda), o equilíbrio do conjunto em rotação, evitando o desconforto das vibrações e desgaste prematuro dos pneus e componentes da suspensão.
O balanceamento deve ser feito sempre que o pneu for trocado, se o carro estiver trepidando, se teve o pneu furado e consertado e de forma preventiva a cada 10.000 km.